Há muito se fala apenas de skincare e bodycare como formas de autocuidado, mas neste post quero destacar outras formas de autocuidado e selfcare. Ultimamente as pessoas têm olhado com mais atenção e carinho para si mesmas, e apesar de boa parte disso ser influência do movimento capitalista, que causa desejo em adquirir produtos viralizados nas redes e acaba causando um consumismo exacerbado, pretendo destacar os pontos positivos que podemos encontrar nisso. Por muitos anos, a mulher que se cuida e se coloca em primeiro lugar na sua vida foi vista como egoísta e julgada por sair de um lugar de submissão para um lugar de protagonismo, e nos tempos de hoje é perceptível o destaque que o autocuidado tem no papel de empoderamento feminino e elevação da autoestima.
E apesar de precisarmos nos atentar para o lado consumista dessa história, podemos destacar que sim, o autocuidado tem papel importantíssimo na vida de uma mulher. E entrando em um assunto um pouco mais embaixo, ouso trazer a pauta do autocuidado aconchegante, que vai muito além de cosméticos e beleza. Quando falo de autocuidado aconchegante, considero sim os cosméticos e tudo relacionado a indústria da beleza, mas combinando com elementos que remetem ao aconchego, como livros, velas, chás, pijamas confortáveis, e qualquer outro item que possa de alguma forma trazer aconchego para a nossa vida, pois estas são as coisas que me recarregam, mas como somos seres subjetivos e únicos, as coisas que podem trazer aconchego variam de pessoa pra pessoa.
Nesse post irei destacar o que me recarrega, ou seja as coisas que me trazem aconchego e que fazem parte da minha rotina de autocuidado. Você pode se inspirar, e também compartilhar nos comentários suas próprias dicas, vamos fazer desse post um verdadeiro clube do autocuidado vamos galera mulheres.
Os demais itens dessa lista estando juntos ou separados conseguem por si só tornar um momento aconchegante, mas quando os combinamos criamos o pacote aconchegante perfeito. Tirar um momento pra si hoje em dia sem dúvidas é sinônimo de luxo, pois quanto mais esse ritmo acelerado de viver e a sensação de ter que ser produtiva em cada minuto do nosso tempo ganha espaço, menos são apreciados e incluídos na rotina os momentos simples de desconexão com o externo para olhar para dentro de si. Você pode até se perguntar o que há de especial em acender uma vela aromática e tomar uma xícara de chá usando um pijama confortável, longe das telas e ter este momento mais introspectivo, e a resposta é: estar presente. O simples ato de tirar um momento pra si longe de qualquer tipo de tela se torna um momento de aconchego para a alma, pois é um momento só seu, onde você não precisa se sentir pressionada, se preocupar em ser produtiva ou se comparar com outras pessoas na internet. E quando isso se tornar um hábito, você vai perceber que encontrou um refúgio aconchegante no meio de uma rotina que as vezes pode ser caótica.
Nunca vou aceitar o fato de que as pessoas normalizaram a rotina corrida, o fato de não ter tempo de se cuidar ou tirar um momento pra si, e realmente fazer coisas e não achar que tirar dez minutos (ou mais) de um momento de descanso e ficar apenas rolando a tela de uma rede social como fantasmas virtuais pode ser considerado um descanso. Trouxe esse post para o blog com o intuito de registrar e compartilhar as coisas que me ajudam a ir contra essa maré que gosto de chamar de fantasmas virtuais, pois por muitas vezes me vi apenas deslizando o dedo na tela do celular sem nenhum objetivo específico, sem nem mesmo prestar atenção nos conteúdos que ali estavam e acabava sempre me perguntando o que eu poderia ter feito com aquele tempo que comecei a ver como desperdiçado. E se você se identificar com todas essas palavras que escrevi aqui, tente incluir mais momentos aconchegantes na sua rotina, mesmo que sejam simples, olhe para você com mais carinho e lembre-se sempre que você merece e pode muito mais.
Postar um comentário