Como ter uma leitura mais crítica

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020


Vocês também alguma vez pararam e pensaram: “por que eu sempre amo todos os livros que leio e não vejo nenhum defeito?” Bom, há algum tempo eu percebi que nunca fazia considerações negativas para os livros que leio, e então comecei e pensar “será que estou tendo uma experiência literária completa ou estou apenas passando pelos livros sem colocar em pauta as minhas opiniões?” 
E foi ai que eu comecei a ter uma leitura mais crítica, quando digo crítica, não quero dizer que devemos criticar TUDO em um livro, mas sim considerar alguns pontos de acordo com as nossas próprias opiniões. Por exemplo: eu como feminista, acho inadmissível uma leitura que tenha a romantização de atitudes machistas, e portanto esse já é um motivo para criticar tal leitura. Fazer uma leitura crítica tem a ver com o que o livro que tu lê mostra pra ti, o que ele muda em ti, quais os impactos que aquela leitura te trouxe, e quais pontos daquela história você gostaria que tivessem sido diferentes, e a partir do momento que comecei a ponderar esses aspectos senti que minhas experiências literárias melhoraram 100%. 

Acredito que os livros tenham esse papel, de nos fazer pensar e refletir no que realmente acreditamos, seja em um romance clichê onde a mocinha busca encontrar um amor verdadeiro, ou em um livro de fantasia onde acompanhamos as aventuras dos protagonistas contra algum governo tirano, e mesmo sem perceber ou considerar, todos temos uma leitura crítica acerca do que lemos, só precisamos encontra-la e praticá-la. 

As dicas que tenho para dar pra vocês são: Tenha consciência dos seus posicionamentos e não se esqueça deles enquanto estiver fazendo uma leitura; Pondere os acontecimentos do enredo de acordo com seus valores e crenças (esse ponto é bem legal para gerar discussões, já que cada pessoa tem um ponto de vista diferente e consequentemente as “marcas” deixadas pela leitura serão únicas e singulares para cada pessoa). 

Quais pontos são essenciais para você em uma leitura? Vocês também fazem considerações sobre os livros? Quais livros mais te marcaram? 

Postar um comentário

Café com Mands